Tomar água com frequência é essencial para garantir uma vida de qualidade para os felinos
Assim como ocorre com os seres humanos, o hábito de tomar água também é indispensável para o bom funcionamento do organismo dos felinos. Só que os gatos são animais que não costumam beber tanta água, por isso cabe aos tutores estimular esses pets para que se hidratem da forma correta.
Mas, apenas colocar um pote de água dentro de casa não garantirá que o animal adote essa postura. É necessário pensar em estratégias para incentivá-los a ingerir mais líquido no dia a dia. Alguns tutores usam a ração úmida, enquanto outros optam por fontes de água corrente, deixando o pet bem à vontade para se hidratar.
Independentemente da solução, todas essas medidas são válidas para evitar a desidratação do seu amigo de quatro patas. A seguir, colocamos outros cuidados que você deve ter ao inserir esse hábito na rotina dos felinos. Confira!
Por que a hidratação é tão importante para os gatos?
Em média, cerca de 60% a 75% do organismo dos felinos adultos é constituído por água. Por isso, eles dependem tanto da ingestão diária de líquido para manter em pleno funcionamento todos seus sistemas fisiológicos.
Além disso, o hábito de beber água pode prevenir que os gatos tenham determinadas doenças renais comuns à sua espécie, como a cistite intersticial felina e a urolitíase. A hidratação também é indispensável para o desenvolvimento físico e mental desses pets, garantindo que eles tenham uma vida de qualidade.
Quais problemas a falta de hidratação gera nos felinos?
Quando os gatos não bebem água com a frequência adequada, eles acabam desenvolvendo um quadro de desidratação. Para verificar se o felino está nessa situação, basta observar as condições físicas do organismo do pet.
De modo geral, a desidratação nos gatos se manifesta por meio de sintomas como a perda de apetite, boca seca, olhos fundos, a redução da elasticidade da pele ou uma fadiga constante.
Esse problema ainda pode gerar prejuízos mais graves à saúde dos felinos, por exemplo, com o desenvolvimento de doenças que afetam diretamente o sistema urinário do animal.
Por isso, é muito recomendado procurar a ajuda de um veterinário logo que os primeiros sinais da desidratação aparecerem no organismo do animal. Desse modo, é possível evitar que complicações mais drásticas prejudiquem o seu amigo de quatro patas.
Como estimular a hidratação dos gatos de forma adequada?
Para incentivar os gatos a consumirem mais água no dia a dia, os tutores podem colocar algumas estratégias em prática na intenção de ajudá-los a adotar esse hábito. Na sequência, elencamos as principais ideias que você pode usar na hora de ofertar a água para seu animalzinho de estimação. Veja quais são!
Troque a água com frequência
Os gatos são animais com o olfato extremamente sensível e se eles perceberem odores estranhos na água é bem provável que não queiram bebê-la. Por essa razão, os tutores devem realizar com frequência a limpeza dos potinhos para estimular os pets a ingerirem mais líquido.
Distribua vasilhas de água por toda a casa
Outro hábito entre os felinos é gostar de passear pela casa toda. Por isso, espalhar recipientes em vários cômodos é uma boa estratégia para incentivar o gato a se hidratar mais. Independentemente de onde ele estiver, sempre vai se deparar com um potinho e lembrar de tomar água.
Escolha os melhores potes para colocar água
As vasilhas de inox são as melhores opções para colocar água para o seu felino. Afinal, elas não provocam cheiro, evitam o acúmulo de resíduos e não liberam substâncias químicas. Opte também por potes mais largos para evitar o incômodo de que os bigodes do gato encostem nas bordas na hora da hidratação.
Instale fontes de água corrente
Quanto mais fresca e pura a água estiver, mais os felinos gostam. Portanto, apostar em uma fonte de água corrente pode ser um ótimo investimento para ajudar na hidratação do seu gatinho. Mas, antes de escolher um modelo, lembre-se de pesquisar bastante para encontrar um tipo adequado para animais.
Invista em rações úmidas
Os alimentos consumidos pelos pets também têm papel fundamental na hidratação dos felinos. Nesse sentido, uma opção interessante para incluir no cardápio dos gatos são os sachês de ração úmida. Isso porque esses alimentos são constituídos por alto teor de água e podem contribuir no consumo de líquidos pelos animais.